WME Awards celebra mulheres da música brasileira

Premiação é feita por e para figuras femininas da área

Publicado em 16/11/2017
Rita Lee

Está chegando a hora do evento mais aguardado do ano: o Women’s Music Event Awards (WME), premiação de música feita por e para mulheres no Brasil. Pela primeira vez na história, profissionais femininas da área serão celebradas e homenageadas por seus trabalhos e legados. 

Nesta edição, que acontece dia 28 de novembro, a  homenagem vai para a violeira Helena Meirelles, que não era conhecida pelo grande público no Brasil, mas foi consagrada pela revista americana Guitar Player como uma das 100 melhores guitarristas do mundo. Rita Lee, que completa 50 anos de carreira em 2017, será mais uma artista celebrada no evento.  

Segundo Claudia Assef, uma das organizadoras do evento ao lado de Monique Dardenne e Fátima Pissarra, em entrevista para o site da revista Elle, a premiação nasce da vontade de acelerar a participação feminina na indústria musical, que foi historicamente prejudicada pelo machismo. 

A ideia é termos a cada ano duas homenageadas, uma em vida e outra pelo legado”, explica Claudia, que é também  DJ, pesquisadora e jornalista musical.

A premiação foi desmembrada em duas frentes: voto popular e voto técnico. O último coloca em evidência as mulheres que estão nos bastidores: como empreendedora musical, radialista, jornalista e diretora de videoclipe.

A figura da mulher cantora sempre existiu, mas acho que estamos adentrando novos ambientes e isso é muito estimulante e importante. Nas áreas técnicas ainda existe uma desnível muito grande, há pouquíssimas mulheres e as que estão no mercado precisam provar constantemente seu valor. Por isso, entendemos que cada passo dado é importante e fundamental para uma mudança de mindset, para quebrar paradigmas e estereótipos”, completa Claudia.

No voto popular, está aberta a votação para as categorias videoclipe, DJ, cantora, revelação do ano, melhor música e melhor álbum.

Entre os nomes indicados estão Anitta, Karol Conka, Elza Soares, Letícia Novaes, Linn da Quebrada As Bahias e a Cozinha Mineira. A transmissão ao vivo acontece entre às 20h e 21h30 do dia 28. Vote em suas favoritas neste link.

Foto: Divulgação