Rosa dos Tempos vai traduzir livros de Bell Hooks

Serão dois títulos: “Feminismo para todos” e “Sou eu uma mulher?"

Publicado em 23/04/2018
Bell Hooks

A editora Rosa dos Tempos, selo feminista da Record, vai publicar o livro “Feminismo para todos”, da escritora e ativista americana Bell Hooks, no segundo semestre deste ano. Em 2019, também chegará às livrarias brasileiras “Sou eu uma mulher? – Mulheres negras e feminismo”, primeiro livro da autora, lançado nos anos 80, quando tinha 19 anos. 

“Feminismo para todos”

bell hooks feminismo para todos

Um guia básico sobre feminismo, que pode ser lido por homens e mulheres, pois fornece uma cartilha de respostas para a pergunta "o que é feminismo?". O livro oferece argumentos acessíveis e concisos para a importância duradoura do movimento. A obra argumenta que o feminismo é simplesmente sobre o fim do sexismo, exploração sexista e opressão, e avalia de forma crítica os sucessos e fracassos da luta. A autora analisa também uma ampla variedade de tópicos, incluindo direitos reprodutivos, raça e classe, além de violência sexual.

“Sou eu uma mulher? – Mulheres negras e feminismo”

“Sou eu uma mulher?

Leitura obrigatória para todos aqueles interessados ​​no assunto. Isso porque o livro examina o impacto do sexismo sobre as mulheres negras durante a escravidão, a desvalorização da feminilidade negra, o sexismo masculino negro, o racismo entre as feministas e o próprio envolvimento da mulher negra com o feminismo.

Bell Hooks

bell hooks

Bell Hooks é o pseudônimo de Gloria Jean Watkins, que se inspirou no nome da sua bisavó materna para criar a nova identidade. Nascida em 1952, além de escritora, Bell é uma das principais intelectuais e feministas dos EUA. Ela foi considerada pela pela revista americana Utne Reader uma das cem visionárias capazes de mudar a vida de qualquer pessoa.

Bell cresceu em Hopkinsville, uma pequena cidade em Kentucky. Leitora ávida, a escritora foi educada em escolas públicas racialmente segregadas e escreveu sobre as adversidades da transição para uma escola integrada, onde professores e alunos eram predominantemente brancos. 

Com doutorado em literatura na Universidade da Califórnia, Santa Cruz, Bell Hooks já foi professora nos departamentos de inglês da Universidade de Yale e do Oberlin College, mas agora é destaque na City College e no Graduate Center, em Nova York.  

Além do "Feminismo para todos" e "Sou eu uma mulher?", livros mais famosos de sua carreira, Bell é autora  de mais de 30 publicações e artigos acadêmicos, nos quais abordou raça, classe e gênero na educação, arte, história e mídia de massa. Entre os mais bem-sucedidos livros estão "All About Love: New Visions"; "Remembered Rapture: The Writer at Work"; "Wounds of Passion: A Writing Life" e "Bone Black: Memories of Girlhood". Atualmente a escritora mora em Nova York.

Foto: Reprodução/Facebook da Joi-Marie McKenzie