Pantone lança cor de 2017; entenda como funciona a escolha

Saem o Serenity e o Rose Quartz, e entra o tom de verde Greenery

Publicado em 12/12/2016
Pantone lança cor de 2017; entenda como funciona a escolha

A chegada do mês de dezembro sinaliza o lançamento da nova cor da Pantone, que vai guiar as tendências do próximo ano. Se em 2016 as cores escolhidas foram o Serenity e o Rose Quartz, no ano de 2017 é a vez do Greenery. Mas você imagina como e quem escolhe esses tons que influenciarão tanto a moda como o setor de arquitetura e decoração?

A empresa conta com uma divisão chamada Pantone Color Institute, que trabalha com o estudo de tendências para as próximas temporadas. O primeiro tom foi lançado em 1999, e era batizado de Azul Cerúleo. Desde então, a Pantone reúne um grupo de profissionais de vários setores para definir a cor de cada ano.

Segundo uma reportagem do site da revista Elle, nada é aleatório. O critério é eleger um tom que defina os problemas e as vitórias do momento. Por exemplo, em 2013, a empresa recebeu informações sobre economia e política de várias partes do mundo. Por conta disso, escolheu uma cor para traduzir essas informações. O tom eleito foi o esmeralda, que representava o crescimento e a renovação em uma época em que o mundo saía da crise.

Já em 2016, as cores foram escolhidas a fim de amenizar o clima de tensão e violência que marcou o mundo nos últimos meses. A combinação de Rose Quartz e Serenity é agradável para o cérebro, criando uma sensação de segurança, paz e ordem.

O ano de 2017 será do Greenery (um verde levemente amarelado), que aparece com o objetivo de revitalizar os ânimos e fornecer tranquilidade para um novo começo.

Foto: Divulgação