Oscar tem 1ª mulher indicada em 'Melhor Fotografia'

Rachel Morrison quebra hegemonia masculina de 89 anos na categoria

Publicado em 23/01/2018
Rachel Morrison gravando um filme

Divulgada hoje (23), a lista de indicados ao Oscar 2018 surpreendeu ao mostrar a primeira mulher a concorrer na categoria de Melhor Fotografia: Rachel Morrison, de 39 anos. Ela tem a indicação pelo seu trabalho em "Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi".

Confira o trailer do filme:

Rachel concorre com nomes conhecidos da premiação. Roger Deakins, responsável por "Blade Runner 2049", já foi indicado 14 vezes, seguido de Bruno Delbonnel, de "O Destino de Uma Nação", com a sua quinta indicação. Os outros filmes indicados ("Dunkirk" e "A Forma da Água") são dirigidos por Hoyte van Hoytema e Dan Laustsen. 

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

Com filmes como o "Fruitvale Station" e o aguardado "Pantera Negra" (que chega aos cinemas em 15/02), Rachel Morrison já havia sido indicada ao Emmy, com o documentário "What Happened, Miss Simone", de 2015, e também se tornou a primeira mulher a ser nomeada para o Prêmio da Sociedade Americana de Cinematógrafos.

Além de Rachel, o Oscar tem mulheres como Greta Gerwig, por melhor direção e melhor roteiro original, com o filme "Lady Birdy: A Hora de Voltar"; Dee Rees, por melhor roteiro adaptado, junto com Virgil Williams, também por "Mudbound"; e Emily V. Gordon, ao lado de seu marido Kumail Nanjiani, por melhor roteiro original do filme "Doentes de amor"