Oprah pode concorrer à Presidência, segundo a imprensa

Apresentadora foi aplaudida de pé em seu discurso no Globo de Ouro 2018

Publicado em 09/01/2018
Oprah no Globo de Ouro 2018

Após fazer um discurso sobre racismo, desigualdade de gênero e assédio no palco do Globo de Ouro neste domingo (7), Oprah Winfrey se tornou manchete de diversos veículos ao ser cogitada como possível candidata à Presidência dos Estados Unidos em 2020.

O companheiro de longa data de Oprah, Stedman Graham, disse, em entrevista ao The Times logo após a cerimônia, que existe a possibilidade da apresentadora se candidatar: "Depende do povo. Ela absolutamente faria isso".

Oprah sempre fez questão de mostrar seu apoio ao ex-presidente Barack Obama e, desde que fez campanha para a candidata Hillary Clinton em 2016, seu nome passou a estar na lista de potenciais presidenciáveis democratas para 2020.

No entanto, com o sucesso do seu discurso, as especulações só aumentam. Nele, ela citou a ativista dos direitos civis Rosa Parks, celebrou o movimento #MeToo e ainda homenageou Recy Taylor, mulher negra que foi estuprada por seis homens brancos aos 24 anos, no Alabama, em 1944. O caso foi um dos precursores do movimento pelos direitos civis nos EUA.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

"Eu quero que todas as garotas nos assistindo aqui, agora, saiba que um novo dia está no horizonte", declarou a apresentadora, enquanto era aplaudida por todos de pé e emocionados.

Apoio

Algumas pessoas já começaram a se manifestar a favor da candidatura de Oprah. Entre elas, Meryl Streep: “Ela lançou um foguete hoje à noite. Eu quero que ela seja candidata à presidência. Eu não acho que ela tenha intenção [de se candidatar], mas agora ela não tem escolha”, disse a atriz para o Washington Post.

A hashtag #Oprah2020 já está pipocando nas redes sociais. Bill Kristol, comentarista e editor da revista Weekly Standard com inclinação à direita e crítico de Trump, postou nas redes sociais: "Eu estou com ela".

Oprah ainda não se manifestou sobre as especulações.

Confira o discurso completo:

Foto: Reprodução/Instagram