Opinião do Bar | Não incentive relacionamentos juvenis

Maisa sofre ataque nas redes por dispensar garoto mais velho

Publicado em 23/06/2017
Opinião do Bar | Não incentive relacionamentos juvenis

Maisa, conhecida desde os três anos de idade pelos telespectadores brasileiros, foi constrangida em rede nacional pelo patrão Silvio Santos por não aceitar a proposta de um relacionamento amoroso com um garoto de 19 anos - Dudu Camargo, apresentador do polêmico telejornal Primeiro Impacto.

A garota, atualmente com 15 anos, não ficou calada e respondeu ao desagradável questionário sobre parceiros do dono do SBT. "Não estou aqui para arranjar namorado. É um ultraje, é constrangedor você me submeter a uma situação dessa", disparou, como tantas jovens gostariam de fazer no almoço de Natal.

O caso rapidamente começou a bombar nas redes, o que provocou vários julgamentos por parte dos internautas. Alguns defendendo a jovem e outros a culpando pela atitude "grosseira", como foi o caso da Sônia Abrão. "Ela tem que se desculpar pela grosseria, pela falta de educação, pela antipatia, pela arrogância, pelo salto alto, Maisa. É muito cedo, tá, pra você começar", criticou a apresentadora.

Maisa também resolveu utilizar o Facebook para desabafar e criticar a situação, afirmando que as mulheres não precisam aceitar tudo em nome do entretenimento e que "não é não". Ela ainda ressaltou que sempre se posiciona com causas necessárias, fala o que pensa - com educação, e que tem o direito de liberdade de expressão e de gostar ou não de algo.

Mesmo tendo crescido no mundo das celebridades - lugar com forte tendência à erotização e adultização das crianças -, ela sempre lutou pelo respeito em relação à sua idade. Em 2014 ela já havia respondido outra tentativa de Silvio Santos de a "desencalhar", no quadro Jogo dos Pontinhos: "Não, eu sou criança ainda. Tenho 12 anos, não entrei na fase da adolescência". 

Essa situação traz à tona um costume muito errado da sociedade de incitar crianças e adolescentes a namorar cedo. Normalmente, isso acontece em tom de brincadeira, mas quem o faz não imagina o quanto pode ser nocivo a esses jovens. É preciso aproveitar a juventude de forma sadia, e deixar para assumir um relacionamento quando estiver preparado física, emocional e psicologicamente.

Confira o vídeo com as “piadas” de Silvio Santos:

Por Natália Lins