Nova tecnologia reduz desconforto da mamografia

Nova mamografia 3D tem compressor curvo que garante mais conforto

Publicado em 06/08/2018
Mulher cobrindo os seios com os braços

A mamografia continua sendo o melhor jeito de detectar inúmeras doenças precocemente, entre elas o câncer de mama. Apesar de extremamente útil, na maioria das vezes o exame é desconfortável e incômodo para algumas mulheres. Contudo, um novo equipamento deve mudar esse cenário. 

mamografia 3D criada pela Hologic - empresa especializada em mamografia digital - reduz em até 93% o desconforto durante o procedimento. Ao contrário da maioria dos aparelhos, que funcionam como uma bandeja reta, o novo aparelho possui um compressor curvo, o SmartCurve. O sistema se adapta melhor ao formato da mama e faz com que a mulher sinta menos desconforto. 

A qualidade da imagem é outra vantagem, que influencia na precisão dos resultados. "Ela é feita com tamanho de pixel menor e isso vai nos garantir uma resolução maior, por isso conseguimos enxergar estruturas menores com mais precisão. Por exemplo, no caso das mamas mais densas - que são mais difíceis de detectar o câncer, conseguimos visualizar todas as camadas do tecido mamário, diferentemente da mamografia tradicional.”, explica Vivian Schivartche, médica radiologista especialista no diagnóstico de câncer de mama do CDB Premium em entrevista ao site da Cosmopolitan.

Segundo informações da empresa, a expectativa é que o aparelho chegue ao Brasil ainda neste ano. 

Foto: Reprodução/Pinterest