Motivos para começar o Pilates

Confira os benefícios desse método para a saúde

Publicado em 25/07/2016

Para quem não gosta das atividades praticadas em academias, mas não quer ficar parado, o Pilates é o exercício ideal. O método, criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), é composto por movimentos que alongam e fortificam o corpo de forma integrada e localizada, utilizando seu próprio peso para a execução.

O objetivo é trabalhar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Além do fortalecimento da musculatura, ele colabora com a respiração, diminui o stress, ajuda na coordenação motora, desenvolve consciência, equilíbrio corporal e também proporciona relaxamento. Tudo isso através de movimentos suaves e contínuos.

Já que o método prioriza o equilíbrio, nenhum grupo muscular deve ficar sobrecarregado, assim, o corpo trabalhará de forma mais eficiente em qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser realizados no solo, com o auxílio de acessórios (bolas, elásticos) ou em equipamentos (reformer, chair).

Confira os principais pontos de aperfeiçoamento que o Pilates proporciona:

Corpo

O Pilates proporciona as seguintes melhorias para o corpo:

  • Alonga, tonifica e define a musculatura;
  • Melhora a postura;
  • Tonifica a musculatura profunda do abdômen;
  • Trabalha a percepção do corpo e da mente;
  • Previne e recupera lesões;
  • Reduz o “stress” e alivia tensões;
  • Deixa a coluna mais forte e flexível;
  • Melhora a área de movimento das articulações;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
  • Corrige sobrecargas e alinha os músculos;
  • Melhora a mobilidade e a agilidade.

Saúde

Um dos fatores mais interessantes da prática é que ela contribui no tratamento de doenças como osteoporose, artrite e esclerose múltipla. É muito utilizada em mulheres grávidas, pois é uma forma segura de contribuir para o equilíbrio, além de ajudar na recuperação do corpo após o parto.

A técnica também é recomendada para idosos, pois melhora a qualidade de vida, previne doenças e proporciona reabilitação física, além de ajudar no aumento do equilibro do corpo e na coordenação. É uma atividade que auxilia na circulação e no alongamento.

Bem Estar 

Com todos os itens apontados, é compreensível que essa seja uma técnica extremamente benéfica para a saúde corporal e mental, ao equilibrar partes que se integram e aprimoram sua qualidade de vida.

Foto: Divulgação