Menstruação ainda é tabu entre brasileiras, aponta pesquisa

Cerca de 60% das mulheres se sentem sujas durante o período

Publicado em 01/06/2018
ilustração em fundo rosa, de uma mão sufocando um coração, que sangra

Neste ano, o Bar de Batom entrevistou a terapeuta corporal Barbara Bolzani, que falou sobre a importância do autoconhecimento fisiológico feminino. Para ela, o primeiro passo para o real empoderamento é entender, aprender e saber usar a menstruação a nosso favor. Contudo, ainda existe dificuldade e resistência sobre o assunto por parte da maioria das mulheres. De acordo com uma pesquisa recente, 57% das brasileiras (40% no âmbito global) se sentem sujas durante o período e 46% evitam sair de casa "naqueles dias".

"A menstruação então não é bem recebida pela mulher, porque é algo que 'atrapalha' as suas atividades. Quando precisamos nos recolher por conta dela, existe uma briga e uma não aceitação. O mercado ainda não está preparado para compreender que a mulher é cíclica, que ela tem um momento do mês voltado para o seu interior. Ela até deseja estar ativa, mas não tem condições fisiológicas", contou Barbara em entrevista. 

A pesquisa em questão, realizada pela marca Sempre Livre, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, entrevistou 1.500 mulheres de 14 a 24 anos. Além do Brasil, participaram mulheres da Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina. Segundo os dados, 42% delas pedem um absorvente para outra mulher como se fosse um segredo, 46% escondem o absorvente no caminho do banheiro e apenas 26% se sentem produtivas naqueles dias. 

No geral, 54% das mulheres não sabiam nada ou tinham poucas informações sobre menstruação no momento da menarca (primeira menstruação). Mais de 40% ficam inseguras e se sentem pouco atraentes. Isso faz com que elas mudem hábitos, como deixar de entrar na piscina, praticar esportes, sair com alguém ou mesmo sair de casa.

O período menstrual também é um empecilho para as meninas jovens, e chega a impedi-las de ir à escola. É o que acontece na Argentina com 14% delas e no Brasil com 10%. Além disso, toda mulher carrega um tabu recomendado pela mãe ou avó para o período menstrual, como evitar andar descalça (43% no Brasil), não lavar o cabelo (31% no Brasil) ou não fazer bolo. 

Foto: Reprodução/@studioflos