Louca por futebol, Milena é a nova integrante da 'Mônica'

A garotinha foi apresentada na corrida Donas da Rua, focada no empoderamento

Publicado em 18/12/2017
Milena sorrindo

Cheia de atitude, apaixonada por música e futebol. Essa é a descrição de Milena, a nova personagem da Turma da Mônica. Negra, de cabelos crespos, laço cor de rosa na cabeça e macacão alaranjado, a recém-chegada integrante da turminha foi apresentada oficialmente no último domingo (17), durante a primeira corrida Donas da Rua, iniciativa da Mauricio de Sousa Produções (MSP) com a ONU Mulheres.

Milena, que ainda não entrou nos gibis, irá fazer parte da família Sustenido, outra novidade nas tirinhas. "Em breve [Milena] viverá suas aventuras nas nossas revistas juntamente com a família Sustenido - pais e irmãos - num ambiente ligado a música e futebol. Aguardem", escreveu Mauricio de Sousa no Instagram.

Segundo informações já divulgadas, a música aparece forte na família Sustenido na figura de Dona Lalá, professora de piano, e Seu Dodô, que constrói instrumentos musicais. Eles são os avós de Milena, que é filha da veterinária Silvia - que cuida dos famosos pets do Bairro do Limoeiro - e do produtor musical Renato. Seus irmãos são Solange e Fabinho.

Os nomes dos novos personagens também têm relação musical: as primeiras sílabas formam a escala musical - Doriva (o Dodô), Renato, Milena, Fabinho, Solange, Laurinda (Lalá) e Silvia.

"Milena foi criada para reforçar a representatividade das meninas negras nos quadrinhos, animações e eventos live action, para que elas se vejam nas histórias e saibam desde cedo que são Donas da Rua”, declarou Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, em comunicado oficial.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

Representatividade na turminha é reconhecida no Troféu Raça Negra

Milena e sua família completam os personagens negros da Turma da Mônica. O primeiro deles, Jeremias, inclusive rendeu a Mauricio de Sousa o Troféu Raça Negra nas últimas semanas. A premiação reconhece personalidades que, em seus diferentes campos de atuação, contribuem para uma sociedade sem preconceitos.

Além de tratar a representatividade nos gibis, a Turma da Mônica vem investindo em iniciativas de empoderamento feminino. Um exemplo é a corrida Donas da Rua, onde Milena foi apresentada. Focada na igualdade entre meninos e meninas, a ação visa uma tarde de lazer e a perpetuação de histórias de diferentes meninas - para todas verem que podem ser o que quiser.

"O lançamento da primeira personagem desta família durante a Corrida Donas da Rua reforça a importância de elevar a autoestima das meninas e seus direitos à igualdade e diversidade de oportunidades, além de aumentar a representatividade", completou Mônica Sousa.

Foto: Reprodução/Instagram Mauricio de Sousa