IMS-Rio promove curso sobre intelectuais femininas

São elas: Hannah Arendt, Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar e Susan Sontag

Publicado em 11/05/2018
imagem em preto e branco do rosto das escritoras Hannah Arendt, Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar e Susan Sontag

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro oferece o curso "Elas Tudo", que discute a obra de importantes intelectuais femininas. As aulas, que acontecem a partir do dia 6 de junho, abordam quatro importantes escritoras da área da filosofia, poesia, ficção e ensaio. São elas: Hannah Arendt, Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector e Susan Sontag.

Os encontros acontecerão todas as quarta-feiras do mês, a partir das 19h. Os preços das aulas variam de R$107,99 a R$215,98. Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo e-mail imsrj@ims.com.br ou acesse o site oficial do evento. Confira o conteúdo do curso:

Hannah Arendt

hanna arendt ims rio

No dia 6 de junho, às 19h, o professor de filosofia da PUC-Rio Eduardo Jardim pretende mostrar as principais ideias da filósofa Hannah Arendt. Entre os temas, ele discutirá o totalitarismo como sinal de uma crise, em "Origens do Totalitarismo" (1951), a refundação da política em "A Condição Humana" (1958) e o estatuto do pensar, do querer e do julgar em "A Vida do Espírito" (1978).

Ana Cristina Cesar

Ana Cristina Cesar IMS-Rio

No dia 13 de junho, às 19h, a professora da Escola de Comunicação da UFRJ Heloisa Buarque de Holanda discutirá a obra da poetisa Ana Cristina Cesar. Com base no volume "Crítica e Tradução"(2016), a professora tenta responder a pergunta “Era Ana Cristina feminista?”.

Clarice Lispector

Clarice Lispector IMS-Rio

Em 20 de junho, às 19h, o professor de literatura brasileira da USP José Miguel Wisnik interpretará os livros de Clarice Lispector. Entre eles: "Laços de Família" (1960), "A Legião Estrangeira" (1964) e "A Paixão Segundo G.H." (1964). A trilogia focaliza vertiginosamente a mutação em processo do lugar da mulher na ordem familiar.

Susan Sontag

Susan Sontag IMS-Rio

Já no dia 27, às 19h, a escritora, professora e crítica literária Noemi Jaffe vai falar sobre Susan Sontag. A palestrante pretende debater o livro "A Vontade Radical" (1987), que reúne alguns dos principais ensaios de Sontag, entre eles “A Imaginação Pornográfica” e “Viagem a Hanói”.

Foto: Divulgação/IMS-RIO