9 hábitos saudáveis para praticar de manhã

Acorde mais cedo e comece o dia bem com atividades simples

Publicado em 29/04/2016

Para muitas pessoas, acordar cedo requer um grande esforço. Porém, os benefícios de se aproveitar a manhã são muitos. Algumas atividades possuem maior duração, enquanto outras precisam de apenas alguns minutos. Seu corpo e sua mente agradecem. Aproveite a lista, elaborada pelo site M de Mulher.

1. Sono
Por mais repetitivo que isso soe, uma boa noite de sono faz diferença. São necessárias ao menos 7 horas de descanso para um adulto. Os benefícios são vários, como reduzir o estresse, controlar o apetite, melhorar o humor, memória e raciocínio, e ainda rejuvenescer a pele.

2. Offline
Devido à facilidade em receber informações, vivemos grudados em nossos celulares. A primeira coisa que 80% das pessoas entre 18 e 44 anos fazem ao acordar é checar o celular. Esse hábito traz riscos, uma vez que seu cérebro entra em modo reativo, trazendo informações desnecessárias, o que faz com que ele fique mais lento.

3. Hidrate-se
Tomar água de manhã é importante, pois nos ajudará a hidratar melhor, acelerar o sistema digestivo e o metabolismo, além de favorecer a saúde da pele. O recomendado é beber um copo de água em jejum, de preferência com um pouco de suco de limão.

4. Respiração
Aproveite os minutos de manhã para “acordar” seu corpo de forma saudável. Respire de forma profunda e mentalize agradecendo o dia. Isso faz com que você esteja mais calmo e leve o dia de forma mais leve.

5. Papel e caneta
Esse momento é para refletir sobre tudo o que você irá fazer no dia. Liste e organize quais são seus objetivos. Após dormir, ficamos mais ativos e criativos, segundo diversas pesquisas. 

6. Pratique atividade física
Os benefícios de se praticar exercício de manhã são variados. Realizar atividade nesse horário libera seu dia para outras necessidades; acorda o seu cérebro, produzindo serotonina, e ajuda a cumprir o treino de forma constante.

7. Use o som a seu favor
Enquanto você se exercita, procure ouvir algo que te faça bem. Tanto um programa de televisão quanto uma música podem te ajudar, porém, existe outra forma de relaxar - um audiobook com frases inspiradoras ou com uma história interessante é uma ótima opção.

8. Tome banho frio
A longa prazo, imergir na água fria proporciona benefícios positivos para os sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo. O hábito também pode facilitar o emagrecimento, uma vez que estimula o funcionamento do metabolismo.

9. Coma um bom café da manhã
A refeição matinal deve ser a mais importante do dia. Portanto, alimentos ricos em carboidratos, fibras e proteínas devem ser os escolhidos.