Fotógrafa faz série sensível de mulheres com acne

Sophie Harris-Taylor se inspirou em sua própria história de luta

Publicado em 09/05/2018
duas garotas posam com o torso nu e com as suas acnes à mostra

A fim de acabar com o estigma em torno de doenças de pele, como acne cística, psoríase e rosácea, a fotógrafa londrina Sophie Harris-Taylor produziu uma série fotográfica bastante sensível sobre o assunto. Chamado Epidermis, o trabalho reuniu mulheres sem maquiagem de todo o Reino Unido, com o objetivo de destacar e celebrar a beleza real. "Eu queria criar uma série que capacitasse e permitisse que as mulheres amassem a pele em que estão, independentemente de qual condição", explicou Sophie em entrevista ao site Refinery29.

A iniciativa nasceu de uma experiência pessoal de Sophie, que sofreu de acne severa durante toda a adolescência. "Aos 20 anos me deixou incrivelmente constrangida, e eu ansiava por uma pele 'normal'. A normalidade é definida pelas imagens que vemos ao nosso redor. Somos levados a acreditar que todas as mulheres têm uma pele perfeita, porém não é verdade."

E só quem tem problemas de pele sabe a relação de amor e ódio pela maquiagem. Os produtos podem fazer maravilhas para a autoconfiança feminina, além de se tornarem aliados para expressar a personalidade e o estilo. No entanto, meninas com acne, por exemplo, acabam virando reféns de bases e corretivos. "Muitas mulheres sofrem de condições como acne, rosácea e eczema, e a maioria dessas mulheres sente uma pressão para se esconder atrás de uma máscara de maquiagem, encobrindo o que realmente as torna únicas", comenta Sophia. "Aqui, essas mulheres bonitas, orgulhosamente descobrem sua pele."

Foto: Divulgação/Instagram de Sophie Harris-Taylor