Focada em literatura negra, livraria faz ação para crianças

InaLivros quer estimular a leitura e a representatividade desde cedo

Publicado em 12/10/2017
Pai lendo para uma criança

Em homenagem ao Dia das Crianças celebrado nesta quinta-feira (12), a livraria virtual e itinerante InaLivros, especializada em literatura negra, criou a campanha Lê pro Erê. A ideia é incentivar os pais a aproveitarem a data para ler para os seus filhos.

A importância da ação, que reforça o hábito da leitura, fica ainda mais evidente se levarmos em conta todo o aprendizado que as crianças ganham ao ter contato com os livros. Por meio deles, os pequenos desenvolvem a imaginação e reforçam diversos valores importantes para toda a vida.

E mais: um estudo da Universidade de Toronto mostrou que a garotada absorve melhor os ensinamentos de uma história quando os personagens são humanos. Nesse sentido, também entra a representatividade, e daí a importância de livrarias como a InaLivros e a Africanidades, focadas em literatura negra para que todos os pequenos se vejam entre os personagens e também os autores.

Para participar da ação Lê pro Erê, é necessário que os pais respondam essa pesquisa virtual e, também, anexem uma foto registrando o momento de leitura com os pequenos. “Se todo adulto tivesse um tempinho para contar uma história, declamar um poema ou até mesmo ler um livro para uma criança, a humanidade poderia sonhar com um futuro bem melhor", afirma Leo Bento, proprietário da Iná Livros e um dos idealizadores da iniciativa. 

Para quem quiser dicas sobre o que ler, que tal uma obra protagonizada por uma empoderada heroína real ou por um personagem LGBT? A representatividade agradece!

Foto: Divulgação