'Doctor Who' finalmente terá uma mulher como protagonista

Jodie Whittaker ficou conhecida por sua atuação em 'Broadchurch'

Publicado em 17/07/2017
'Doctor Who' finalmente terá uma mulher como protagonista

A BBC anunciou neste domingo (16) o próximo protagonista da série Doctor Who. Pela primeira vez na história, a trama será estrelada por uma mulher: a atriz britânica Jodie Whittaker assumirá o famoso papel na próxima temporada.

A atração, produzida e transmitida pelo canal desde 1963, apresenta as aventuras do Senhor do Tempo, um extraterrestre que explora o universo em sua máquina do tempo, a TARDIS, e se regenera ao fim de determinado período. Ao retornar, ele surge como um novo protagonista, que pode ser jovem, velho e com as mais diversas personalidades. No entanto, o gênero não tinha sido alterado até então.

Whittaker, a nova Senhora do Tempo, é conhecida por interpretar Beth Latimer em Broadchurch, outra série da BBC, que também tem como responsável Chris Chibnall, showrunner que substituirá Steven Moffat em Doctor Who. Ela também participou da comédia dramática Venus e do longa Attack the Block, além do episódio The Entire History of You, da série Black Mirror.

Em entrevista à BBC, a atriz mostrou sua empolgação com a novidade. “Estou mais do que animada em começar esta jornada épica – com Chris [Chibnall] e com todos os whovians do planeta. É mais do que uma honra interpretar o Doutor. Significa lembrar todas as pessoas que já fui e ao mesmo tempo incorporar tudo o que o Doutor representa: esperança. Mal posso esperar”.

Colin Baker, ator que interpretou a sexta encarnação do Doutor na série, declarou ao The Guardian que está na lua por, finalmente, ter uma liderança feminina. Ele também fez questão de dizer que esperava esse evento há muito tempo, mas duvidava da coragem dos tomadores de decisão da BBC para permitir que um showrunner explorasse isso. 

Peter Capaldi fará sua última aventura como o 12º Doutor em um especial de Natal, que vai ao ar em 2017. No Brasil, Doctor Who é transmitida pelo canal pago Syfy.

Assista ao vídeo que revela a nova protagonista:

Foto: Reprodução/YouTube