Publicado em 24/03/2016

Dança também é atividade física

Hip hop e balé fitness estão entre os exercícios que movimentam e divertem

Postado em: Bem Estar

Precisa fazer um exercício físico, mas não gosta de academia, musculação e corrida? A dança é uma ótima opção para espantar a preguiça e praticar um esporte com vontade, além de trazer inúmeros benefícios para o corpo, em termos de força, postura e movimento. “Dançar trabalha o corpo de uma maneira mais prazerosa do que repetir movimentos. É uma atividade mais divertida”, comenta a professora de balé e jazz Carol Dalmolin para a revista Donna.

Hoje, no Brasil há várias academias de danças que oferecem todos os benefícios de uma atividade física tradicional, tanto que algumas delas podem movimentar o corpo da mesma forma que aulas aeróbicas ou musculação. 

Além da atividade em si, a dança ajuda a modelar o corpo, combater a gordura localizada e tem um adicional: a diversão. “Impossível sair de uma aula sem uma sensação de liberdade”, diz a coreógrafa e bailarina Ana Paula Teixeira.

A revista separou cinco danças, seus benefícios e gastos calóricos. Algumas das aulas chegam a queimar até 800 calorias. 

HIP HOP

Originada nos centros urbanos dos Estados Unidos nos anos 60, a dança, que chegou ao Brasil em 1980, é extremamente dinâmica e ágil. Os movimentos intensos de braço, perna, ombro e cabeça fazem com que o corpo todo seja movimentado em trocas de suporte e projeções aéreas, aumentando a resistência muscular, isometria, equilíbrio, agilidade, emagrecimento, tonificação, consciência corporal, ritmo e noção espacial. 

Para ter uma noção da intensidade do exercício, uma única sessão pode queimar até 550 calorias – levando em conta o nível de preparo, clima, tempo, local e exercícios realizados. Segundo o bailarino Marco Rodrigues, a aula pode ser tão forte ou mais intensa do que uma aula aeróbica. As partes mais requisitadas são os glúteos, quadríceps e panturrilhas. 

Foto por: Weekly Viral

 

STILETTO

Nascido em Nova York, o stiletto surgiu da necessidade de aprender a dançar para clipes, shows e musicais. A mistura de freestyle, hip hop, jazz e salto alto é o estilo adotado por divas do pop, como Beyoncé e Rihanna. Com movimentos leves e sutis, braços, pernas, tronco e quadril são movimentados, tonificando os glúteos e pernas, além da região da cintura, e aumentando equilíbrio e autoestima. O gasto é de aproximadamente 600 calorias por aula, mas só traz resultado se for feito com assiduidade. 

ATENÇÃO: A dança não é indicada para pessoas com lesões no joelho ou coluna. É importante usar um salto confortável para a atividade.

Foto por: Karina Bacchi Blog

JAZZ

Melhorando a autoestima, flexibilidade, força, equilíbrio, postura, coordenação motora e diminuindo a gordura localizada, o jazz tem características fortes, como movimentos do quadril e saltos. Com movimentos herdados do balé clássico, o jazz exige flexibilidade e força. 

Nascida no século 17 da fusão da cultura africana com a americana, a dança possibilita a perda de até 500 calorias em uma hora de aula, além de tonificar o corpo. A bailarina Ana Paula Teixeira comenta a equivalência da dança a outra atividade. “Durante uma aula, você fará o equivalente a um treino completo de musculação sem aparelhos”.

Foto por: Jojo's School of Dance


BALÉ FITNESS

Após sofrer uma lesão no tornozelo, deixar o balé clássico e não se adaptar à musculação, a bailarina Betina Dantas criou o balé fitness. Baseada na dança clássica, usando exercícios de agachamento, abdominais e flexões, a dança movimenta o corpo inteiro, em especial os glúteos, abdômen e lombar, trazendo benefícios como melhora da postura, tônus muscular no geral, flexibilidade, equilíbrio, condicionamento cardiorrespiratório e agilidade. Em longo prazo, a atividade, associada a uma alimentação saudável, pode levar à perda de peso. 

A sessão avançada pode queimar até 800 calorias e é indicado que pessoas com histórico de lesões passem por um médico antes de iniciar a prática. Segundo Ana Paula, a aula é uma mistura de aeróbico e anaeróbico, trazendo força, leveza e bem-estar. 

Foto por: Folha Vitória

 

FLAMENCO

Considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2010, a dança é a junção de voz, dança e música. A atividade abrange toda a musculatura corporal, em especial ajuda no fortalecimento do abdômen e membros inferiores. Com isso, traz benefícios para o corpo, pois modela, fortalece a musculatura, afina a cintura, trabalha o abdômen, melhora a postura, aprimora o condicionamento físico e a coordenação motora. Além disso, alivia as tensões e desenvolve a expressividade.

O gasto em uma aula de nível intermediário é 350 calorias. Já no nível avançado, é possível perder 490 – equivalente a uma aula aeróbica de alto impacto.

Foto por: clique aqui

Foto destaque: Prática e Moderna

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