Conheça obras famosas de Frida Kahlo

Pintora mexicana deixou quadros que influenciaram várias gerações de artistas

Publicado em 29/10/2018
desenho-de-frida-kahlo-com-rosas-ao-lado

Foto: Shutterstock.com

Frida Kahlo é uma influência cultural, devido ao seu talento, ativismo e história de superação. A mexicana é considerada uma das principais pintoras do século passado e suas obras são reconhecidas internacionalmente, impactando diversas gerações de artistas. Apresentamos aqui alguns de seus quadros mais famosos.

Autorretrato em vestido de veludo (1926)

Ao longo da carreira, Frida pintou diversos autorretratos, inspirados pelo renascentismo e pelo estilo mexicano. Em uma de suas frases marcantes, disse que pintava a si mesmo, pois era o assunto que conhecia melhor.

 

obra-de-frida-kahlo-um-autorretrato-de-frida-com-um-vestido-de-veludo

Cortesia de www.FridaKahlo.org

O ônibus (1929)

Nesta obra, Frida retrata um grupo de passageiros distintos esperando por um ônibus. Esta pode ser uma forma sutil que a pintora encontrou para se expressar sobre o grave acidente de ônibus que sofreu quatro anos antes de pintar o quadro, em 1925, quando ia para Coyoacán, bairro na Cidade do México.

obra-de-frida-kahlo-com-cinco-pessoas-e-uma-criança-em-um-ponto-de-ônibus

Cortesia de www.FridaKahlo.org

Frida e Diego Rivera (1931)

O quadro concluído dois anos após o casamento de Frida Kahlo e Diego Rivera permite ao observador compreender como a artista entendia a relação entre os dois. Frida e seu marido tiveram uma união bastante conturbada e, na obra, ela apresenta diversos sinais de inferioridade ao parceiro, seja no tamanho do corpo, dos pés, ou mesmo no controle que Rivera tem sobre seus instrumentos de pintura.

obra-de-frida-kahlo-diego-rivera-e-frida-de-mãos-dadas

Cortesia de www.FridaKahlo.org

Muitas das obras de Frida Kahlo podem ser vistas no Museu Frida Kahlo e no Museu Nacional de Arte, ambos na Cidade do México.