Conheça as representantes do Brasil nos Jogos de Inverno

Delegação brasileira vai contar com 3 mulheres de peso nos esportes de neve

Publicado em 05/02/2018
Isabel Clark sorrindo

Nesta quinta-feira (8) começam os Jogos Olímpicos de Inverno. A disputa, que chega a sua 23ª edição e acontece esse ano em Pyeongchang, na Coreia do Sul, vai contar com nove atletas da delegação brasileira e mais um reserva. Desse total, três competidoras são mulheres.

Guerreiras e detentoras de títulos históricos, elas são dignas de muita torcida e vale a pena conhecer as suas trajetórias. E o Bar de Batom te conta um pouquinho delas.

Venha conhecer as representantes do Brasil nesses jogos (a transmissão da competição você confere aqui):

Jaqueline Mourão

No esqui cross-country, o Brasil vai contar mais uma vez com a representação de Jaqueline Mourão. A multiatleta de 42 anos carrega o feito de ter sido a primeira brasileira a disputar os Jogos Olímpicos de Inverno e, também, de Verão, em 2006. Foi eleita cinco vezes pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a melhor atleta de mountain bike do país e duas vezes a melhor dos esportes da neve.

Na categoria latino-americana, ela ocupa atualmente o topo do ranking mundial de esqui cross-country e é líder da lista sul-americana da categoria. Jaqueline ainda foi a primeira brasileira, entre mulheres e homens, a conquistar uma medalha pela modalidade. Em Pyeongchang será a sua sexta participação olímpica. 

Isabel Clark

Isabel Clark é o nome feminino do Brasil no snowboard cross. Hexacampeã sul-americana e 19 vezes campeã brasileira, a atleta também já foi eleita pelo COB como a melhor atleta em esportes de neve, por quatro anos seguidos.

Ela começou a carreira no snowboard e, desde 2004, dedica-se exclusivamente ao snowboard cross. Em 2006, em Torino, ela conquistou um feito inédito para a América do Sul: foi a primeira atleta da região a se classificar pela modalidade na competição. Também na Itália, foi dela o melhor resultado brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno, o nono lugar.

Isadora Williams

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, a patinadora Isadora Williams representa o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. E, em Pyeongchang, não será diferente. Inclusive, ela foi a primeira atleta da delegação brasileira a garantir uma vaga para esta edição da competição, na patinação artística.

Isadora ainda carrega mais dois feitos inéditos na carreira: foi a primeira medalhista do Brasil na sua modalidade em uma competição internacional, conquistando o bronze no Golden Spin of Zagreb-2012, e, em 2014, virou a primeira sul-americana a participar da competição olímpica de patinação artística, em Sochi.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

Já nas Paralimpíadas de Inverno, que começam dia 8 de março, o Brasil vai contar, pela primeira vez, com uma mulher. É a Aline Rocha, que irá competir no esqui cross-country. Conheça a história dela aqui.

Foto: Divulgação/Twitter Time Brasil