Brasileira pode ser primeira surfista mulher no Guinness

Maya Gabeira quer inaugurar categoria feminina de maior onda surfada no mundo

Publicado em 22/01/2018
Maya Gabeira

A carioca Maya Gabeira pode ser a primeira surfista do sexo feminino a entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book, pelo seu feito da última quinta-feira (18). Em Portugal, a brasileira surfou uma onda de 80 pés - pouco mais de 24 metros.

Enviada para a medição, na WSL Big Wave Awards, a onda é a melhor da carreira da surfista, que sofreu um acidente grave na mesma praia em 2011. "Eu estava super ansiosa, porque esperei esse swell a semana toda, e nós sabíamos que seria um swell gigante. Eu ainda não tinha performado desde o meu acidente, então estava ansiosa e bem tensa. Foram quatro horas na água para eu achar essa esquerda", disse a atleta ao site do Globo Esporte.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

Se o feito for comprovado pelo Guinness Book, Maya Gabeira bate o recorde de maior onda surfada no mundo, que pertence hoje ao americano Garrett McNamara. Ele está no livro de recordes com uma onda de 23.8 metros surfada em 2011, também na praia de Nazaré. Mas a expectativa da brasileira é mesmo inaugurar a categoria feminina de maior onda surfada no Guinness.

"Foi bem legal e super emocionante, mesmo porque tinham várias pessoas que eu admiro na água. A comemoração foi grande", completou Maya ao portal.   

Foto: Reprodução/Instagram Maya Gabeira