Bélgica nomeia uma embaixadora para a Arábia Saudita

Dominique Mineur será a primeira mulher a ocupar o posto

Publicado em 20/12/2017
Dominique Mineur

A Bélgica será o primeiro país a nomear uma mulher como embaixadora para a Arábia Saudita. Dominique Mineur, que atualmente está à frente dos Emirados Árabes Unidos, mudará para Riade, capital da Arábia Saudita, para liderar a embaixada, conforme anunciado pela emissora pública belga VRT.

De acordo com o Washington Post, o canal ainda cita fontes do governo belga dizendo que a nomeação de Mineur envia um "sinal claro" para a Arábia Saudita, que foi lenta em se reformar em comparação com os países vizinhos.

A Arábia Saudita é um país com grandes limitações quando se trata dos direitos da mulher. Elas não podem interagir com membros do sexo oposto e ainda precisam de uma permissão assinada por um "guardião" masculino para viajar ao exterior e abrir contas bancárias. Somente neste ano foi anunciado que a partir de 2018 elas poderão obter permissão para dirigir.

A Bélgica ainda nomeará Véronique Petit como embaixadora no Irã, onde as mulheres também têm menos direitos que os homens. Elas são forçadas a cobrir seus cabelos e enfrentar um tratamento desigual no sistema de justiça do país, embora participem do mercado de trabalho e tenham uma representação maior do que os homens em campos acadêmicos.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

As futuras embaixadoras serão confirmadas pelo rei Filipe em março ou abril de 2018 e ocuparão os respectivos postos no próximo verão.

Foto: Reprodução/Twitter Dubai Health Authority