4 maneiras de conhecer Frida Kahlo

Livros, filmes e exposições revelam história e personalidade da artista

Publicado em 12/07/2017
4 maneiras de conhecer Frida Kahlo

Neste 13 julho se completam 63 anos da morte de Frida Kahlo. E, mesmo mais de meio século após o seu falecimento, talvez nunca tenha se visto tanto a imagem da pintora e ativista mexicana estampada por aí. 

Mas você realmente sabe quem foi Frida? Por que ela inspira tantas pessoas até hoje? A resposta está não só no trabalho, mas, também, na vida pessoal dela, marcada por episódios - como um acidente de ônibus e o relacionamento com o pintor Diego Rivera - que foram determinantes na arte que ela produziu, assim como na militância que ela praticou.

Para conhecer melhor toda trajetória de Frida Kahlo, confira quatro obras feitas sobre a artista que desvendam quem foi essa mulher. Tem até versão infantil!

Filme Frida

4 maneiras de conhecer Frida Kahlo

Dirigido por Julie Taymor, o longa Frida (2002) mostra, em cerca de duas horas, a biografia completa da pintora, desde sua infância. Salma Hayek dá vida a Frida Kahlo e, inclusive, conquistou dois prêmios por sua atuação. O filme ainda arrematou prêmios no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. A obra é baseada na biografia de Frida assinada por Hayden Herrera.

Livro Cartas Apaixonadas de Frida Kahlo

4 maneiras de conhecer Frida Kahlo

Biógrafa de Frida, a mexicana Martha Zamora tem como um de seus trabalhos de maior destaque o livro Cartas Apaixonadas de Frida Kahlo (1997). Na obra, estão reunidas cartas escritas pela pintora a familiares, amigos, amantes e mesmo inimigos, revelando momentos da sua vida e traços da sua personalidade.

Biografia para crianças

4 maneiras de conhecer Frida Kahlo

A coleção argentina Antiprincesas e anti-heróis, feita pela escritora Nadia Fink e pelo ilustrador Pitu Sáa, narra em livros direcionados para crianças biografias de personalidades históricas. Tem uma da Frida Kahlo inclusive traduzida para o português. Por meio de ilustrações e narrativas lúdicas, os pequenos têm a oportunidade de conhecer quem foi a pintora.

Exposição Frida e Eu

4 maneiras de conhecer Frida Kahlo

Também para as crianças, a exposição Frida e Eu é mais uma maneira de introduzir a história e a importância da pintora mexicana no mundo. A mostra é interativa e reúne experiências lúdicas e sensoriais. Pode ser conferida até o dia 29 de julho em São Paulo, na Unibes Cultural. Veja informações de ingressos aqui.

Fotos: Divulgação/Pinterest/Instagram