3 livros para presentear a sua grande amiga feminista

Obras girl power envolvem ciências, história e filosofia

Publicado em 20/12/2017
Mulher sentada e lendo em biblioteca

No começo do mês, o Bar de Batom fez uma lista com ideias empoderadoras para presentear pessoas especiais. Mas se ainda há dúvidas sobre a escolha do presente de Natal para aquela amiga feminista, listamos agora três livros girl power que, com certeza, irão fazê-la ainda mais feliz. 

Confira os títulos para mulheres interessadas em história, ciência, literatura e filosofia:

'O que é lugar de fala?', de Djamila Ribeiro

O livro O que é Lugar de Fala?, escrito pela mestre em Filosofia Política e feminista negra Djamila Ribeiro, é o primeiro da coleção Feminismos Plurais. A linha é composta por obras com preço acessível e linguagem didática, que visam trazer conceitos e autoras importantes para o debate contemporâneo. 

Esta edição questiona quem tem direito à voz numa sociedade que tem como norma a branquitude, masculinidade e heterossexualidade. O conceito de "lugar de fala", que Djamila explica, se faz importante para romper regras vigentes, a fim de propor uma multiplicidade de vozes.  

A autora parte de obras de feministas como Patricia Hill Collins, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Sueli Carneiro, com o objetivo de abordar conceitos pela perspectiva do feminismo negro.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

'Vagina, uma biografia', de Naomi Wolf

Vagina, uma biografia (Vagina, a new biography, em inglês) deveria estar na estante de todas as mulheres. A autora, a famosa teórica feminista americana Naomi Wolf, disseca na obra de forma surpreendente a história cultural e científica da vagina.

Naomi defende a ideia corajosa, baseada em dados, de que o órgão sexual das mulheres não é meramente carne, mas um componente intrínseco do cérebro feminino - e assim tem uma conexão fundamental com a consciência feminina em si.

'A Amiga Genial', de Elena Ferrante

Quer um romance lindo e inspirador que não gira em torno de uma relação amorosa entre um homem e uma mulher? Esse é Amiga Genial, que coloca Elena Ferrante - pseudônimo de Anita Raja - na lista de escritoras mais instigantes da atualidade.

O livro trata a história de duas amigas no subúrbio de Nápoles, na Itália, que passam juntas pelas descobertas da infância, atravessam as turbulências da adolescência e encaram as primeiras convenções da vida adulta.

Foto: Pexels