3 livros com temática LGBT para crianças

Obras quebram preconceitos pela representatividade

Publicado em 06/09/2017
3 livros com temática LGBT para crianças

Educar crianças livres de preconceitos é, sem dúvida, uma maneira poderosa de transformação de toda sociedade. Preocupados com essa necessidade, profissionais de diferentes áreas têm se movimentado com trabalhos voltados ao público infantil para levantar temáticas, logo cedo, que ainda são tratadas como tabus.

Uma delas é a LGBT. Na literatura, por exemplo, diversos autores têm usado personagens em narrativas educativas e lúdicas para mostrar que lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros não merecem a exclusão e a falta de respeito de ninguém.

Na lista a seguir, o Bar de Batom separou alguns desses livros que apostaram na representatividade para provar às crianças que famílias com pais do mesmo sexo são normais, assim como o gênero não restringe gostos - entre muitas outras coisas.

Meus dois pais

3 livros com temática LGBT para crianças

Os pequenos entre seis e sete anos conhecem a família de Naldo, um menino que, após a separação dos pais, passa a conviver com Celso no apartamento de seu pai - um amigo que cozinha muito bem. 

Trabalhando com o conceito de que o mais importante em uma família, seja ela como for, é o amor, o autor Walcyr Carrasco deslancha sobre a homossexualidade e o preconceito.

Introducing Teddy - A story about being yourself

3 livros com temática LGBT para crianças

Inédito no Brasil, Introducing Teddy (em tradução livre, 'Apresentando Teddy') é um livro que traz como protagonista um urso trans. Na história, a pelúcia do garotinho Errol, Thomas, é o seu companheiro inseparável. Mas, com o tempo, ele vai percebendo que não se reconhece mais como uma figura masculina. Em um gesto simples, ele mostra para Errol que se transformou na ursinha Tilly, tirando sua gravata-borboleta do pescoço e colocando na cabeça, como um laço. 

Todo o processo de transformação do protagonista, assim como a aceitação do amigo, é retratado nesta trama simples da autora Jessica Walton, inspirada na experiência dela com seu pai transgênero. 

A princesa e a costureira

3 livros com temática LGBT para crianças

Como seguia a tradição, a princesa Cíntia estava pronta para se casar com o príncipe Febo e, assim, manter a amizade entre os reinos. Mas foi durante a encomenda do vestido de noiva que Cíntia conheceu a costureira Isthar - e a paixão aconteceu. O casal vai enfrentar muitas dificuldades para assumir seu amor, mas a irmã da princesa, a Fada Madrinha, uma Agulha Mágica e o próprio príncipe vão fazer parte dessa luta com elas.

Nesse livro da psicóloga Janaína Leslão a proposta é, por meio de uma protagonista lésbica, auxiliar pais e professores na discussão da diversidade humana como na própria luta LGBT

Fotos: Pixabay/Divulgação