1º Encontro do Brasil Mulher reuniu mais de 70 instituições

Rede vai integrar ações públicas e privadas na defesa dos direitos da mulher

Publicado em 07/02/2018
1º Encontro do Brasil Mulher

Nesta terça-feira (6), a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres realizou o 1º Encontro de Parceiros do Brasil Mulher na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. O objetivo é engajar as instituições e estimular pactuações. 

A reunião contou com a participação de representantes de aproximadamente 70 instituições, como Pacto Global, Instituto Avon, FONAVID, OAB, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, ONU Mulheres, Ministério da Saúde, Ministério dos Direitos Humanos, Conselho Nacional do Ministério Público, Unesco, Fundação Banco do Brasil, Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e o Grupo de Trabalho Raça, Gênero e Etnia.

De acordo com a publicação na página oficial da SPM no Facebook, o encontro conduzido por Fátima Pelaes, secretária de políticas para mulheres, apresentou o histórico de construção do projeto, as regras para adesão e exemplos de práticas possíveis.

Esse encontro representa uma etapa de realização importante deste trabalho que estamos desenvolvendo há um ano. As palavras de apoio e interesse das lideranças manifestadas neste encontro indicam que estamos no caminho certo”, ressaltou Fátima.

Ainda segundo a página, a coordenadora da Bancada Feminina, Soraya Santos, destacou a importância de construir ações que possam fortalecer a dignidade das mulheres. “O papel do Brasil Mulher é unir para transformar a realidade”, afirmou a parlamentar.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube

Depoimentos emocionados de pessoas que vivenciam a luta em prol da defesa dos direitos das mulheres também marcaram o evento. Elas apresentaram a necessidade de ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, os cuidados com a saúde e o enfrentamento à violência. 

O próximo encontro do Brasil Mulher deve acontecer em março, no Palácio do Planalto. A intenção é divulgar as primeiras entregas, realizadas pelo Governo, formalizar as adesões e apresentar o plano de ação da rede.

Brasil Mulher

O Brasil Mulher é uma rede de mobilização nacional criada por decreto presidencial, assinado no dia 6 de dezembro do ano passado, que visa integrar instituições dos governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal, setor empresarial, organismos internacionais e organizações não governamentais com o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

A ideia é ampliar as ações que já estão sendo executadas e estimular a criação de novas iniciativas. A rede é baseada em cinco eixos de atuação: educação, saúde, espaços de poder e decisão, enfrentamento à violência e autonomia econômica.

Foto: Reprodução/Facebook SPM