12 mitos e verdades sobre a menstruação

Ginecologista responde ao Bar dúvidas que envolvem o ciclo menstrual

Publicado em 24/08/2017
Pisar no chão frio piora a cólica? Mitos e verdades sobre a menstruação

Apesar de fazer parte da vida da maioria das mulheres, ainda existem diversos mitos e verdades sobre a menstruação. Tudo isso porque crendices de gerações anteriores ainda estão muito presentes na sociedade.

Para ajudar a eliminar essas dúvidas, conversamos com o ginecologista João Marcello Deda e Guedes, que esclareceu os questionamentos que envolvem o ciclo menstrual. Confira:

Não é indicado malhar menstruada
 
Mito. Não existe nenhuma contraindicação para malhar ou praticar exercício físico durante o período menstrual. Pelo contrário, a prática de exercícios físicos pode auxiliar a redução das cólicas devido à liberação de endorfinas.
 
Suspender a menstruação faz mal à saúde
 
Mito. A suspensão da menstruação não causa nenhum dano à saúde da mulher. Normalmente, a suspensão é feita com o uso contínuo dos anticoncepcionais, que irão causar uma atrofia no endométrio - camada que recobre internamente o útero e descama mensalmente -, ocasionando a menstruação. Ao contrário do que muitos pensam, de que ao parar o uso dos anticoncepcionais terão um sangramento maior, isso não é observado justamente pela atrofia citada do endométrio.

Exercícios intensos reduzem ou até suspendem o fluxo
 
Verdade. A prática de exercícios físicos extenuantes pode trazer sim a redução ou, até mesmo, a suspensão do fluxo menstrual. Isso é observado principalmente em atletas de ponta.

Confira os vídeos do Bar de Batom no YouTube
 
Pisar no chão frio piora a cólica
 
Verdade. A cólica menstrual é ocasionada pela liberação de prostaglandina, uma substância que faz o útero contrair. Quando o corpo esfria, existe uma vasoconstrição, ou seja, os vasos se estreitam, prejudicando a circulação sanguínea. Com isso, o sangue recebe ainda menos oxigênio, e as cólicas se acentuam. Além disso, a má circulação ocasionada pela queda de temperatura corporal impede ou reduz a eliminação da prostaglandina e, consequentemente, prolonga a dor.
 
A acne piora quando você está menstruada
 
Verdade. A hidratação e oleosidade da pele são modificadas nesse período, principalmente pelas alterações hormonais, e com isso os poros do rosto são obstruídos, fazendo com que a acne apareça. Outro fator que também contribui é o aparecimento da Tensão Pré-Menstrual (TPM), que pode ocorrer alguns dias antes da menstruação, quando a mulher fica mais ansiosa e acaba aumentando a vontade de comer mais doces, principalmente chocolate, o que faz com que essa obstrução na pele do rosto seja maior.

Para evitar as acnes no período de menstruação é importante manter a pele sempre limpa e hidratada, substituir o chocolate e os alimentos mais gordurosos por alimentos mais saudáveis, além de ingerir bastante água.
 
Não pode lavar a cabeça quando está menstruada

Mito. Lavar a cabeça no período menstrual não traz nenhum problema. A menstruação é algo absolutamente natural, fisiológico e a rotina da mulher não deve ser alterada.

Menstruação lavar a cabeça mito

É possível engravidar durante o período menstrual

Mito. A menstruação é um fenômeno que ocorre mensalmente pela descamação do endométrio, camada que recobre internamente o útero, em consequência de uma ovulação que não resultou em fecundação. Nesse período, a mulher não tem óvulos “prontos” para serem fecundados, e consequentemente não engravidará. O período da ovulação antecede a menstruação em 14 dias e esse é o período perigoso para engravidar caso a mulher não deseje.
 
Mulheres que convivem menstruam na mesma época

Mito. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que isso era uma verdade, porém se desconhecia o real motivo. Mas, em um estudo realizado pela Universidade de Oxford em março de 2017, com 1.500 mulheres, esse mito caiu por terra e chegou-se à conclusão de que isso se tratava de uma mera coincidência.
 
Transar menstruada aumenta o risco de transmitir doenças sexuais

Verdade. Durante a menstruação, a possibilidade de transmitir DSTs aumenta, uma vez que o sangue é uma via de contágio. Devemos salientar que o sexo fora do período também traz esse risco, já que a secreção vaginal transmite DSTs, mas o sangue traz mais um elemento de risco.
 
Na menstruação o corpo elimina o sangue que não é útil

Mito. O que é eliminado na menstruação são as células do endométrio, tecido que recobre a cavidade interna do útero, e que é responsável por receber o óvulo fecundado e iniciar o processo da gestação. Quando a gestação não ocorre, esse tecido descama, saindo misturado ao sangue. O volume de sangue perdido numa menstruação fisiológica é de aproximadamente 50ml, ou seja, desprezível.

O anticoncepcional ajuda a reduzir as cólicas

Verdade. A prescrição de anticoncepcionais é uma medida bastante prevalente e eficaz quando o objetivo é a redução das cólicas - seja na forma de uso habitual com a pausa, que com o uso rotineiro acarreta uma diminuição no fluxo e até quantidade de dias, ou até mesmo contínuo com a suspensão da menstruação.
 
A alimentação pode ajudar

Verdade. A alimentação é uma forma eficaz na redução das cólicas menstruais. Podemos citar alternativas que devem ser utilizadas nesse período como derivados do leite, frutas, hortaliças, fibras, e opções ricas em ácidos graxos, como linhaça, amêndoas, nozes, abacate e peixes. Outros alimentos devem ser evitados, pois podem ajudar no aumento das cólicas. São eles: cafeína, embutidos, enlatados, e itens ricos em gorduras saturadas, como a carne vermelha, bolos, doces e manteiga.

Por Natália Lins

Fotos: Freepik